domingo, 2 de setembro de 2012

Como obter uma boa mina a partir de um lápis


       Como foi dito num artigo anterior, e' difícil para mim obter minas de grafite de 2mm de boa qualidade em graus diferentes do HB, no comercio local. Assim tenho utilizado um procedimento para obter minas de boa qualidade a partir de lápis de boa qualidade. Se tenho acesso aos lápis já tenho acesso a minas. só e' necessário retirar a madeira do lápis. Alem disso possibilita utilizar mais graus de grafite do que aqueles que estão disponíveis.


        Iremos descrever como retirar a madeira dos lápis de grafite.

       Antes de comprar o lápis, certifique-se que a mina tem cerca de 2 mm de diâmetro ou poderá não caber no porta minas.

Tudo o que e' necessário: um lápis e uma faca X-Acto



       ATENÇÃO: Tenha muito cuidado com a faca!! Esta' muito afiada e corta dedos com muita facilidade. Nunca utilize muita forca para cortar, para minimizar possíveis acidentes.

        Vamos começar por cortar a parte de cima do lápis com  a faca. Ponha o topo do lápis encima de uma folha de papel, verticalmente e com a faca comece a corta lascas de madeira de cima para baixo, na direcção do papel.

O primeiro corte



O topo do lápis já escavado


      Depois de cortar o topo do lápis, iremos proceder ao corte da outra ponta do lápis. Assim pomos o bico do lápis no papel na mesma posição vertical e começamos a cortar pequenas lascas de madeira na mesma direcção de cima pra baixo.
Cortando o outro lado do lápis


O lápis com a parte de cima e de baixo cortadas.



Vista detalhada



       Utilize sempre um movimento de dentro para fora quando estiver a cortar o lápis, de maneira a evitar acidentes, Utilize pouca forca para cortar a madeira e nunca force o corte muito profundo, ou poderá partir a mina. No caso da laminar ficar presa e for impossível prosseguir , retire a lamina cuidadosamente, rode o lápis e continue a cortar noutra parte.




       Agora corte a parte central do lápis com o mesmo movimento suave da faca, Devera ser mais fácil porque já removemos as duas outras partes do lápis.

A primeira fase completa, a maior parte da madeira já foi removida.


 
       Agora numa segunda fase, removeremos quase toda a madeira que ainda resta na mina. Utilizando a mesma sequência de cortes, retiraremos a madeira da parte de cima, depois da de baixo e a seguir a parte central

Quase acabado



       Agora na ultima fase, e' so' uma questão de tempo ate retirar todos os pedacinhos de madeira que ainda estejam agarrados 'a mina. Continue ate não haver madeira agarrada a' mina. Pode utilizar a parte de trás da lamina de maneira a minimizar possíveis danos na mina.

Como poderá ver quanto mais perto da mina, mais pequenos são os corte e a madeira retirada







O ultimo passo será rodar a mina na folha de papel para limpar quaisquer resíduos



A mina final

 Vista detalhada do resultado final


       Agora temos uma nova mina de grafite do grau requerido, neste caso de 2B, mas o comprimento da mina e' superior aquele que o porta minas pode utilizar, e assim partimos a mina em duas, uma será utilizada para desenhar e a outra será etiquetada e guardada para uso posterior.

A mina e' muito comprida para o porta-minas.



Duas metades da mina original




Uma metade esta pronta a utilizar e a outra será etiquetada e guardada para posterior utilização



Assim, levou 10 minutos e Voila!! temos 2 novas minas para desenhar!

       Não jogue fora as lascas de madeira maiores que sobram porque acho que devem ser boas para fabricar pequenos pedaços de carvão para desenhar. ;-)






Divirta-se desenhando!!





Sem comentários:

Enviar um comentário