domingo, 26 de agosto de 2012

Minas 2mm



       Tal como nos lápis, as minas para os porta minas também utilizam a escala de valores dos lápis de grafite, só que tem menos graduações, por exemplo, um fabricante tem 19 graus para lápis e só 7 para porta minas.
Mina Individuais de 2mm



 



As minas são vendidas separadas, em conjuntos de 2 ou em caixas de 12, e tem tamanhos entre 130mm e 90mm.  

 

Exemplos de caixas de 12 minas de 2mm





       As caixas de minas STAEDTLER® Mars® carbon incluem um botão colorido para substituir o original do porta minas, para fácil identifição da graduação da mina, e um sitio para colocar o botão cromado original do porta minas enquanto utiliza o que vem com as minas

A escala de graduações destas minas e'  4B - 2B - B - HB - H - 2H - 4H

 




      Como e' difícil para mim obter boas minas para desenhar nas lojas de arte locais, eu tenho utilizado um método para obter minas facilmente. Se tenho acesso a bons lápis  de madeira para desenhar, então também tenho acesso a minas. Só e' necessário, retirar a cobertura de madeira. E também permite-me uma maior gama de graduações de grafite para trabalhar com o porta minas. Como retirar a mina do lápis com um procedimento que eu utilizei num domingo 'a tarde quando necessitava de uma mina e estavam todas as loja fechadas, será apresentado num próximo artigo.
 

       Estas minas são maiores do que aquilo que o porta minas pode utilizar, por isso parto-as em duas, uma fica no porta minas e a outra metade, ponho uma etiqueta com a graduação, para ser mais fácil identificar o grau mais tarde, e guardo-as cuidadosamente com outras meias minas que já tenho.


 Minas disponíveis com graus diferentes




     Conselho: Verifique o diâmetro da mina antes de comprar o lápis de madeira, alguns dos lápis mais suaves/negros de alguns fabricantes tem a mina maior do que 2mm e não cabem no porta minas, isto acontece especialmente nos graus de 6B ate 9B



Vista detalhada de minas com etiqueta para fácil identificado do grau





Divirta-se desenhando















Os Produtos ou nomes de marcas são marcas registadas dos seus respectivos donos.

domingo, 19 de agosto de 2012

Porta-minas

Porta-minas


        Como já tinha sido dito anteriormente, a diferença ente a lapiseira e o porta-minas e' que o porta-minas tem um mecanismo para segurar a mina no lugar e a mina precisa de ser afiada de vez em quando.
          A maior parte utiliza minas de grafite de 2mm de diâmetro, e nesse caso substituem os lápis de madeira visto que a mina e' do mesmo tamanho, outras medidas de minas incluem as minas de 5.6mm.
           No porta-minas o peso e o tamanho da ferramenta de desenho mantém-se constante com o tempo, tornando-o mais fácil de habituar-se a ele e obter um maior controlo da ferramenta.
          Eu utilizo principalmente porta-minas de 2mm, alguns metálicos e outro de plástico, mais baratos. Para desenho de detalhes posso utilizar uma lapiseira de 0.7mm ou 0.5mm, mas posso utilizar também um porta-minas com uma mina bem afiada.


Os meus porta-minas de 2mm


Estes são os meu porta-minas. de cima para baixo:

  • STAEDTLER® Mars® technico 780 C com mina HB
  • STAEDTLER® Mars® technico 780 C com mina 4B
  • Stilus - SECOLGRAF 120 com mina 4H
  • MAXIM 1300 com mina F
  • MAXIM 1300 com mina 2H
  • Stilus - SECOLGRAF 120 com mina B
  • MAXIM1300 com mina 2B

       Os Mars® technico são muito bons e sendo feitos quase todo de metal,  tem um peso e um toque agradável.  Estas são as ferramentas que mais utilizo para desenhar. Tem uma gama de que vai de 4H ate 4B. Todos utilizam minas de 2mm de grafite. Nas lojas de arte local, não estão disponíveis minas com graduaçoes diferentes de HB, e nesse caso foi necessário obter uma segunda fonte de minas de qualidade ( voltaremos a falar disso mais tarde ).

E' engraçado que os porta-minas de plástico são de marcas diferentes mas parecem ser exactamente o mesmo modelo  


 Vista detalhada do mecanismo que segura a mina

 Outra vista detalhada do mecanismo que segura a mina




No próximo artigo falaremos das minas utilizadas nestes porta-minas
Ate la, divirta-se desenhando

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lapiseiras


Lapiseiras






Estas são as minhas lapiseiras.
De cima para baixo:
  1. rOtring Tikky 0.5
  2. rOtring Likky II 0.5
  3. STAEDTLER graphite 777 0.7

       Portanto para minas de 0.5mm, 0.5mm e 0.7mm, respectivamente. São bons para desenhar detalhes, mas porque e' difícil encontrar minas com graduação diferente de HB, no comercio local, não os utilizo muito, tendo preferência por um porta-minas com a mina afiada. Consegui encontrar minas baratas 2B de 0.7mm para a lapiseira 777 mas não parecem muito 2B, mas parecem mais B.


Detalhe das minas das lapieiras

       As lapiseiras tem uma tampa superior que pode ser removida e que da acesso ao tubo interior onde se podem colocar varias minas ao mesmo tempo, normalmente entre 2 a 3 minas. A tampa também costuma abrigar uma pequena borracha de vinil.

 
Vista detalhada de uma lapiseira com a tampa removida. Pode se ver a mina, a tampa e a borracha.


Vista detalhada de outra lapiseira com um sistema de tampa diferente. A borracha e' maior e e' colocada no topo da tampa, ficando sempre acessível e de fácil substituição


Minas


        As lapiseiras utilizam minas de grafite de 0.9mm ate 0.3mm de diâmetro e uma gama de 4H ate 2B, mas o que se encontra normalmente disponível em todo o lado e' HB.

      Os fabricantes começaram a fazer minas coloridas, dando assim uma gama muito variada de possíveis minas para estas lapiseiras.


Minas 2B de 0.7mm

 
Minas normais HB 0,5mm disponíveis localmente



No próximo artigo iremos falar dos outros lápis mecânicos, os porta-minas.


Ate la, divirta-se desenhando



domingo, 12 de agosto de 2012

Lapiseiras e porta-minas

Lapiseiras e porta-minas

 




 

     O principal problema dos lápis e' que são muito leves e o seu tamanho muda com a utilização ficando cada vez mais curtos e tem necessidade de serem afiados frequentemente


      Assim apareceram os lápis mecânicos ou lapiseiras e porta-minas. São fabricados em plástico, metal ou utilizando os dois materiais e contem uma ou mais minas, de grafite. Não mudam de tamanho com a utilização e o seu peso mantém-se constante permitindo ao artista habituar-se a uma so' ferramenta de desenho. Afiar um destes lápis mecânicos só envolve afiar a mina, nos porta-minas, pois nas lapiseiras não e' necessário, evitando assim ter de gastar madeira e ser mais fácil obter diferentes tipos de ponta.



      A diferença entre as lapiseiras e os porta-minas e' que no caso das lapiseiras, a mina pode ser avançada em incrementos, esta não cai da lapiseira e não tem necessidade de ser afiada. Os porta-minas tem um mecanismo que segura a mina para esta não cair mas se premir o botão superior, a mina fica livre e cai. Por outro lado a mina necessita de ser afiada.


       Normalmente as lapiseiras utilizam minas de  0.9mm ate 0.3mm, e os porta-minas vão de 2mm ate 5.6mm. 

     O principal problema com as lapiseiras e' que as minas partem-se facilmente, mesmo que os fabricantes insiram um polímero que reforça a resistência da mina, e por isso não existem muitas graduações de minas. As lapiseiras são boas para desenhar detalhes e os porta-minas são melhores para sketch geral ou para dar valor a uma área, mas a palavra final e' a do artista que deve decidir como cada ferramenta 'a sua disposição se enquadra na sua maneira de trabalhar.



Divirta-se desenhando



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lápis parte 2


No primeiro artigo acerca de lápis, mostrei um conjunto de lápis de desenho com uma gama de cinzentos de 6H ate 8B, todos do mesmo fabricante. E' desejável que assim seja porque mantém a consistencia de todos os valores que os lápis podem gerar. Como já foi dito antes, um lápis de grafite 4B de um fabricante e' provavelmente diferente de um 4B de outro fabricante. Parece uma maneira de os fabricantes nos obrigarem a utilizar só os seus lápis em cada conjunto diferente. Por outro lado, se não for possível obter todos os lápis a partir de uma só fonte, poderá tentar fazer um conjunto você mesmo, experimentando com lápis de variados fabricantes, os que forem possível de obter.

 

OS LÁPIS DUROS


Esta imagem e' de um conjunto que eu fiz. E' boa para desenhar fora de casa. Utiliza lápis de vários fabricantes, são os que consegui arranjar nas lojas de material de arte locais.

Estes são os lápis duros (H), a maior parte deles de um só fabricante.  Vão de 9H ate F.

Seja cuidados com os lápis mais duros, especialmente o 9H que e' extremamente duro e pode furar um dedo facilmente quando estão afiados, parecem uma agulha,


De cima para baixo: 
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 9H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 8H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 7H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 6H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 5H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 4H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 3H
  • STAEDTLER Mars Lumograph 2H
  • Faber-Castell  Castell 9000 H
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 F



OS LÁPIS SUAVES

    Estes são os lápis suaves do conjunto que eu fiz.
 
Outra vez se vê que muitos lápis vem do mesmo fabricante. Como são muitos para uma só fotografia, inclui uma imagem mais detalhada.

Da esquerda para a direita:

  • STAEDTLER Mars Lumograph 8B
  • Faber-Castell  Castell 9000 8B
  • Faber-Castell  Castell 9000 7B
  • Faber-Castell  Castell 9000 6B
  • Faber-Castell  Castell 9000 6B
  • Faber-Castell  Castell 9000 5B
  • CRETACOLOR 150 5B
  • CRETACOLOR 150 5B
  • Faber-Castell  Castell 9000 4B
  • Faber-Castell  Castell 9000 3B
  • Faber-Castell  Castell 9000 2B
  • Faber-Castell  Castell 9000 2B   
  • NOMBRE DON DIN 2B
  • Faber-Castell  Castell 9000 B
  • CARAN D'ACHE TECHNOGRAPH 777 B
  • Unmarked pencil B
  • Unmarked pencil HB
  • STAEDTLER Noris HB
  • 4OFFICE 4120 HB 
  • Scholine - PROFESSIONAL DRAWING 2300 HB

A mina do lápis STAEDTLER 8B  e' maior que qualquer uma das outras neste conjunto, ate mesmo o lápis Faber-Castell  Castell 9000 8B não tem uma mina tão grande.

Estes lápis suaves são muito frágeis, por isso tenha cuidado. A mina pode partir-se dentro do lápis se este cair no chão e quando forem afiados a ponta acaba por partir nesses sítios.


Como pode ver, e' possível fazer qualquer conjunto de lápis de desenho utilizando os lápis que forem possíveis de encontrar nas lojas locais. Depois de algumas tentativas e erros e' possível obter um bom conjunto que goste.


Num próximo artigo, iremos focar em outro tipo de lápis, as lapiseiras e porta-minas.



Ate la divirta-se desenhando




Os produtos e marcas registadas são marcas registadas dos seus respectivos donos

Utilizando valores

Penso que se se quiser fazer um desenho a lápis utilizando uma fotografia como referencia, será necessário utilizar uma escala de valores.


Uma escala de valores e' uma escala que pode ser preenchida ou não, utilizando os vários lápis da gama, do mais negro ate ao branco, sendo o branco o próprio papel.




E' utilizada para encontrar o valor (cinzento) de uma área em particular de uma imagem a preto e branco, um desenho ou uma fotografia, ao sobrepor a escala e encontrar áreas de igual valor através dos buracos.




Como fazer uma escala de valores de lápis de grafite


Para ter uma ideia de qual o lápis a utilizar numa dada área de um desenho a branco e preto, uma das ferramentas que pode utilizar e' a escala de valores.

O que eu chamo de escala de valores e' um modelo impresso em cartolina. Este modelo tem areas separadas para serem preenchidas com os diferentes valores de grafite de 9H ate 9B.. Quando todos os quadrados estiverem preenchidos com os lápis que possui, ficara com uma escala de valores que varia de muito negro (9B) ate quase branco (9H), sendo o branco representado pelo próprio papel. Se fizer um buraco com um furador em cada quadrado, e' possível comparar valores na imagem em preto e branco original com os valores da sua escala, e quando os valores coincidirem saberá então qual o lápis a utilizar.

Deve tentar aplicar sempre a mesma pressão no lápis quando preenche os quadrados de maneira a que o resultado seja o mais homogéneo e consistente possível. Pode utilizar linhas horizontais e depois linhas verticais. Tente preencher cada espaço da mesma maneira.







Também e' possível utilizar uma escala gerada por computador num programa de desenho. Esta escala e' uma escala de valores puros de cinzentos para comparar com imagens de referencia, com desenhos ou para calibrar os valores dos lápis ou tentar conseguir uma gama perfeita de lápis de grafite.




Nunca se esqueça que lápis de fabricantes diferentes tem tendência a serem diferentes, assim um 4B de um fabricante pode ser diferente de um lápis 4B de outro fabricante.


Inclui um ficheiro com os modelos das escalas que eu utilizo. Foram criadas no Inkscape, um programa de desenho vectorial open source.

Clique aqui para o modelo    Modelo de escalas


Divirta-se desenhando!


Lapis parte 1


Tudo o que e' preciso para desenhar e' um lápis e um pedaço de papel.  Mas ha' lápis e lápis. Iremos falar sobre uma das principais ferramentas para desenhar: o lápis. Mais especificamente, lápis de grafite em madeira.


A minha primeira caixa de lápis de desenho


Eu gosto muito destes lápis Mars Lumograph. O conteúdo original da caixa era 8B 7B 6B 6B 5B 4B 4B 3B 2B 2B B HB F H 2H 3H 4H 5H 6H, mas eu substitui os lápis extra 2B e 4B com outros 7B e 8B, assim tenho 2 6B, 2 7B e 2 8B. Como provavelmente pode ver, tenho utilizado principalmente lápis da gama de 6B a H. Estes lápis são muito suaves, são fáceis de afiar e de apagar e tem uma boa gama de valores de 6H ate 8B.




Gama de valores dos lápis Lumograph




Nesta imagem pode-se ver como e' a gama de valores dos lápis de desenho da serie Lumograph.  Começa em 6H a mais clara e vai ate' 8B a mais escura. A HB fica no meio da escala e e' o lápis normal que se encontra em qualquer lado. HB ou Nr 2.

Normalmente os diversos fabricantes de lápis tem escalas diferentes indo de  9H ate' 9B. Eu ouvi falar de 10H, mas nunca vi nenhum.

Os lápis são feitos de grafite e barro, Quanto mais barro tiver mais leve fica a marca deixada pelo lápis no papel. Os lápis vão de (H) Duros, que tem mais barro que grafite,ate' (B) Negros ou Suaves onde existem mais grafite que barro.

Os lápis Duros vão de H ate' 9H. O 9H e' tão duro que eu acho que só vou precisar de o afiar uma vez e ele nunca vai-se gastar.

Os lápis Negros ou Suaves vão de B ate' 9B. Normalmente o diâmetro da mina aumenta com o valor de B porque a mina e' mais mole e parte mais facilmente. Estes lápis deixam a marca mais escura no papel, o mais negro possível para a grafite.


A Gama completa dos lápis de grafite






 

... quando alguem me ofereceu uma pen tablet A5, cerca de um ano atras, eu pensei que as minhas capaciades graficas digitais iriam explodir, devido a que e' muito mais facil desenhar com a pen do que com o rato. Fiz alguns desenhos digitais e em face dos resultados, decidi tentar com materiais reais. Entao apanhei num lapis e numa folha de papel e tentei desenhar qualquer coisa. O resultado foi espantoso, :) eu nao estava consciente que me fosse possivel desenhar alguma coisa no papel. Dai, tomei a decisao de aprender a desenhar. Isso foi no ano passado, e tenho passado grande parte do meu tempo livre aprendendo a desenhar, aprendendo sobre as ferramentas os materiais, as tecnicas.
Eu sempre pensei que o digital era muito superior ao analogico, mas eu vejo como um simples lapis pode fazer maravilhas que requerem um investimento muito grande em hardware e software para produzir uma aproximacao, Nem as melhores pen tablets conseguem reproduzir tudo o que e' possivel fazer com um lapis.


e, claro, acabei apaixonando-me pelos lapis  :)



continuem desenhando