quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lapiseiras


Lapiseiras






Estas são as minhas lapiseiras.
De cima para baixo:
  1. rOtring Tikky 0.5
  2. rOtring Likky II 0.5
  3. STAEDTLER graphite 777 0.7

       Portanto para minas de 0.5mm, 0.5mm e 0.7mm, respectivamente. São bons para desenhar detalhes, mas porque e' difícil encontrar minas com graduação diferente de HB, no comercio local, não os utilizo muito, tendo preferência por um porta-minas com a mina afiada. Consegui encontrar minas baratas 2B de 0.7mm para a lapiseira 777 mas não parecem muito 2B, mas parecem mais B.


Detalhe das minas das lapieiras

       As lapiseiras tem uma tampa superior que pode ser removida e que da acesso ao tubo interior onde se podem colocar varias minas ao mesmo tempo, normalmente entre 2 a 3 minas. A tampa também costuma abrigar uma pequena borracha de vinil.

 
Vista detalhada de uma lapiseira com a tampa removida. Pode se ver a mina, a tampa e a borracha.


Vista detalhada de outra lapiseira com um sistema de tampa diferente. A borracha e' maior e e' colocada no topo da tampa, ficando sempre acessível e de fácil substituição


Minas


        As lapiseiras utilizam minas de grafite de 0.9mm ate 0.3mm de diâmetro e uma gama de 4H ate 2B, mas o que se encontra normalmente disponível em todo o lado e' HB.

      Os fabricantes começaram a fazer minas coloridas, dando assim uma gama muito variada de possíveis minas para estas lapiseiras.


Minas 2B de 0.7mm

 
Minas normais HB 0,5mm disponíveis localmente



No próximo artigo iremos falar dos outros lápis mecânicos, os porta-minas.


Ate la, divirta-se desenhando



Sem comentários:

Enviar um comentário