Lapiseiras e porta-minas
O principal problema dos lápis e' que são muito leves e o seu tamanho muda com a utilização ficando cada vez mais curtos e tem necessidade de serem afiados frequentemente
Assim apareceram os lápis mecânicos ou lapiseiras e porta-minas. São fabricados em plástico, metal ou utilizando os dois materiais e contem uma ou mais minas, de grafite. Não mudam de tamanho com a utilização e o seu peso mantém-se constante permitindo ao artista habituar-se a uma so' ferramenta de desenho. Afiar um destes lápis mecânicos só envolve afiar a mina, nos porta-minas, pois nas lapiseiras não e' necessário, evitando assim ter de gastar madeira e ser mais fácil obter diferentes tipos de ponta.
A diferença entre as lapiseiras e os porta-minas e' que no caso das lapiseiras, a mina pode ser avançada em incrementos, esta não cai da lapiseira e não tem necessidade de ser afiada. Os porta-minas tem um mecanismo que segura a mina para esta não cair mas se premir o botão superior, a mina fica livre e cai. Por outro lado a mina necessita de ser afiada.
Normalmente as lapiseiras utilizam minas de 0.9mm ate 0.3mm, e os porta-minas vão de 2mm
ate 5.6mm.
O principal problema com as lapiseiras e' que as minas partem-se facilmente, mesmo que os fabricantes insiram um polímero que reforça a resistência da mina, e por isso não existem muitas graduações de minas. As lapiseiras são boas para desenhar detalhes e os porta-minas são melhores para sketch geral ou para dar valor a uma área, mas a palavra final e' a do artista que deve decidir como cada ferramenta 'a sua disposição se enquadra na sua maneira de trabalhar.
Divirta-se desenhando
Sem comentários:
Enviar um comentário