Porta-minas
Como já tinha sido dito anteriormente, a diferença ente a lapiseira e o porta-minas e' que o porta-minas tem um mecanismo para segurar a mina no lugar e a mina precisa de ser afiada de vez em quando.
A maior parte utiliza minas de grafite de 2mm de diâmetro, e nesse caso substituem os lápis de madeira visto que a mina e' do mesmo tamanho, outras medidas de minas incluem as minas de 5.6mm.
No porta-minas o peso e o tamanho da ferramenta de desenho mantém-se constante com o tempo, tornando-o mais fácil de habituar-se a ele e obter um maior controlo da ferramenta.
Eu utilizo principalmente porta-minas de 2mm, alguns metálicos e outro de plástico, mais baratos. Para desenho de detalhes posso utilizar uma lapiseira de 0.7mm ou 0.5mm, mas posso utilizar também um porta-minas com uma mina bem afiada.
Os meus porta-minas de 2mm
Estes são os meu porta-minas. de cima para baixo:
- STAEDTLER® Mars® technico 780 C com mina HB
- STAEDTLER® Mars® technico 780 C com mina 4B
- Stilus - SECOLGRAF 120 com mina 4H
- MAXIM 1300 com mina F
- MAXIM 1300 com mina 2H
- Stilus - SECOLGRAF 120 com mina B
- MAXIM1300 com mina 2B
Os Mars® technico
são muito bons e sendo feitos quase todo de metal, tem um peso e um toque agradável. Estas são as ferramentas que mais utilizo para desenhar. Tem uma gama de que vai de 4H ate 4B. Todos utilizam minas de 2mm de grafite. Nas lojas de arte local, não estão disponíveis minas com graduaçoes diferentes de HB, e nesse caso foi necessário obter uma segunda fonte de minas de qualidade ( voltaremos a falar disso mais tarde ).
E' engraçado que os porta-minas de plástico são de marcas diferentes mas parecem ser exactamente o mesmo modelo
Vista detalhada do mecanismo que segura a mina
Outra vista detalhada do mecanismo que segura a mina
No próximo artigo falaremos das minas utilizadas nestes porta-minas
Ate la, divirta-se desenhando
Sem comentários:
Enviar um comentário